top of page
  • Foto do escritor@memoriasabordo

O que fazer em Curitiba

Curitiba sem dúvidas foi uma das cidades que nos surpreendeu e com certeza ganhou um espaço muito especial em nossos corações. Cada cantinho dela tem seu charme. E é cheia de muitas atrações gratuitas. Vale reservar uns bons 4 dias inteiros pra conhecer esse lugar encantador com calma.

Visitamos a cidade em 2 ocasiões: a primeira em Novembro/2019 e a segunda, em setembro/2022.

Separamos dicas dos locais que mais gostamos de visitar aqui. ;)


ROTEIRO DE 4 DIAS EM CURITIBA


Dia 1


• MERCADO MUNICIPAL

Pra quem ama conhecer a cultura local, experimentar pratos típicos e ainda fazer comprinhas, vale reservar um tempinho pra conhecer o Mercado Municipal. Há pouco tempo o lugar foi revitalizado e está lindo. Aproveite pra almoçar por lá e admirar os vários painéis de Poty espalhados pelo lugar.


• PÔR DO SOL NO PARQUE TANGÁ

Coisa que a gente gosta é de colecionar pores de sol por aí, e em Curitiba não podia ser diferente. O pôr do Sol no Parque Tanguá merece entrar no seu roteiro. Um dos principais atrativos de Curitiba, o Tanguá tem um mirante com uma linda vista da cidade. Esse mirante fica em cima de um paredão de pedra de uma antiga pedreira, que torna o pôr do sol ainda mais encantador.


Parque Tanguá - Nov/19

Dia 2


• JARDIM BOTÂNICO

O lugar mais encantador de Curitiba é esse, na nossa opinião. A entrada é gratuita e acreditem, em mim, reserve um bom tempo pra ficar por lá - o lugar é lindo demais! Vale desbravar cada cantinho com calma. Com certeza você vai tirar fotos incríveis por lá.


Visite a 'Galeria das 4 estações' - é uma atração relativamente nova no Jardim, ela não existia quando viemos na primeira vez Fica atrás da estufa principal, e fica aberta diariamente das 8h às 16h (visita grátis). O espaço conta com obras de arte e fauna das quatro estações do ano. O lugar é lindo. Cheio de flores de todas as partes do mundo com uma vista linda para o Jardim Botânico. Lá também tem um café delicioso pra você sentar, relaxar e curtir a paisagem.


Jardim Botânico - Nov/19

Galeria das 4 Estações - set/22


• UNILIVRE

Universidade Livre do Meio Ambiente que fica no meio de uma pedreira desativada que compõe essa lindeza de paisagem no meio da natureza. O encanto do lugar já começa na trilha que nos leva a uma linda paisagem de um lago junto à pedreira que mais parece cena de filme. Se eu fosse você não deixava de colocar esse lugar no roteiro por nada!

Unilivre - Nov/19

• RUA 24H

Uma rua que antigamente funcionava 24h, hoje atrai curitibanos em busca de boas refeições e deliciosas iguarias gastronômicas, além de ser cartão-postal, com o relógio na entrada e o corredor de armação tubular


Dia 3


• ÓPERA DE ARAME

Uma arquitetura linda e inusitada em meio a um visual cheio de natureza, na prática, a Ópera é uma linda casa de espetáculos que recebe concertos, apresentações teatrais e shows. A visitação funciona de terça a domingo das 10h às 18h, e custa 15 reais por pessoa - lá também acontece o evento Vale da Música com um palco flutuante no lago com música ao vivo. Em geral, nas segundas feiras, quando não há espetáculo, a entrada é gratuita, mas a visita é limitada só a algumas partes do Ópera.

Aproveite para almoçar o restaurante com uma 'vibe' deliciosa e aproveitar pra curtir a música ao vivo que rola de terça a domingo no Vale da Música no local.


Ópera de Arame - Nov/19

• BOSQUE DO PAPA

O Bosque João Paulo II é cheio das casinhas mais fofas de arquitetura típica polonesa, que formam uma pequena aldeia. O bosque faz homenagem à visita do papa e o povo polonês. Uma graça de lugar que vale a visita.

Bosque do Papa - Nov/19

• CENTRO HISTÓRICO E FEIRA DO LARGO DA ORDEM

O Centro histórico merece sua visita, uma lugarzinho todo charmoso e com arquiteturas coloridas e 'instagramáveis'. Passeie pelo Largo da Ordem, Praça Osório e Praça da Liberdade. E se você estiver em Curitiba num domingo, aproveite pra conhecer a famosa feira do Largo da Ordem. É enorme, e tem de tudo pra comprar. Vá com tempo pra bater perna! ;)

Largo da Ordem - Centro Histórico - Set/22

Dia 4


• PASSEIO PÚBLICO

Um parque ao ar livre que foi recentemente revitalizado, lá dentro funciona um pequeno zoológico e há pistas de caminhada, restaurante e pedalinhos para a diversão dos visitantes. Na época do natal, tem trenzinho e carrossel de graça pra criançada.

Passeio Público - Nov/19

• BOSQUE ALEMÃO

Entre os vários parques e jardins lindos e floridos de Curitiba está o não menos encantador BOSQUE ALEMÃO que também entrou pra nossa lista dos parques curitibanos “imperdíveis”! O bosque na verdade é uma antiga chácara de quase 40 mil m2 - e é cheio de atrações: Trilha João e Maria, Mirante dos Filósofos, Casa de Encantada ou Casa da Bruxa: onde acontecem encenações de histórias infantis e Fachada da Casa Mila.


Bosque Alemão - Nov/19

MUSEU OSCAR NIEMEYAR - MON

É também conhecido como Museu do Olho, devido ao design de seu edifício, é um museu de arte. Tem espaço dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. O projeto, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, tem quase 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área de exposição, considerada a maior da América Latina.

Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 17h30 - Ingresso: R$ 30,00 - inteira


• ZOO

se você tá viajando com crianças e tá com tempo extra, o zoo é uma excelente opção de passeio. O lugar tem visitação gratuita e é pura diversão.


Zoo Curitiba - Nov/19
 

LOCOMOÇÃO:


Se você não for muito fã de alugar carro e ter gastos de tempo e dinheiro com estacionamentos, procurando vagas e etc. Em Curitiba há uma linha especial que facilita e muito a vida dos turistas: a LINHA TURISMO.


A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial com dois andares que passa por 26 atrações de Curitiba. Uma comodidade que facilita ao turista escolher a quais atrações vai dedicar mais tempo para visitar.


Para percorrer a rota, o passageiro adquire um cartão-turismo individual, que dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a sua 1ª utilização de embarque.


Com ela é possível conhecer os principais parques (como o Barigui e o Tanguá), bosques (Alemão, do Papa) praças (Tiradentes e Rui Barbosa), o Jardim Botânico (grande cartão postal da cidade) e outros. Considerada uma das melhores do país, a linha circula a cada 30 (trinta) minutos, percorrendo aproximadamente 48 km em cerca de 3 (três) horas.


O horário de operação da linha inicia às 8h30 com intervalo de 30 minutos.

O ponto inicial fica na Rua 24 Horas.

Não opera às segundas-feiras.

O preço da tarifa de embarque é R$ 50 - crianças até 5 anos não pagam (setembro/22)

Mais informações aqui.

O percurso completo da Linha Turismo
 

ONDE COMER:

• Prestinária Casa do Pão

uma padaria linda e super estilosa com quitutes maravilhosos

R. Euclides da Cunha, 699 C – Bigorrilho (próximo do Shopping Batel)


• Café do Viajante

pros amantes do tema café e viagem, não tem lugar mais temático. Vale super a visita.

Aberto: terça a sexta-feira das 12h às 20h. Sábados e domingos: 14h às 20h

Endereço: Rua Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico


• Badida Sete

pros amantes de uma boa carne, o Badida é uma ótima pedida.

Churrascaria sofisticada com cortes nobres e extensa carta de vinhos em ambiente refinado.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 6045 - Seminário


• Bar do Alemão

bar e restaurante animado, especializado em comida alemã e em ambiente de taverna.

Endereço: R. Dr. Claudino dos Santos, 63 - São Francisco


O inusitado "Café do Viajante"
 

ONDE SE HOSPEDAR?


Nas nossas 2 visitas a Curitiba ficamos em hotéis no Bairro Batel - no Radisson Hotel Curitiba (Nov/19) e no Novotel Curitiba Batel (Set/22) - e temos certeza que essas foram nossas melhores escolhas. Ambos os hotéis são MEGA bem localizados - o que torna nossos deslocamentos e passeios bem menos estressantes, principalmente quando se tem um bebê/criança a bordo. Ficam no bairro de Batel, e na nossa opinião, é a melhor localização da cidade.


Quartos lindos e super confortáveis e com cama GIGA (AMO). Além disso, no Radisson, eles disponibilizaram amenities especiais pro baby, e também berço e banheira pro bebê.


E o que é o café da manhã desses hotéis?! Demais!!! Muitas delícias como frutas, pães, sucos, pratos quentes, omelete, tapioca feitos na hora - e, claro, cadeirão de alimentação pro baby. Se vc vai Curitiba! Não perde tempo procurando, esses dois hotéis são ótimas escolhas. Reservar


Novotel Curitiba Batel - Set/22

E você? Quando vai conhecer essa cidade encantadora?! •


:: Acompanhe nossas viagem em tempo real no nosso Instagram: @memoriasabordo

:: Post atualizado em Setembro/2022.


bottom of page