• @memoriasabordo

Floripa sua linda!

As praias, sem a menor dúvida, garantem um roteiro e tanto por Florianópolis. Mas Floripa tem muito mais coisas pra fazer do que imaginávamos. São muitas atrações, passeios, trilhas, mirantes e outros pontos turísticos.


E sabe qual é a boa notícia? A maioria das coisas para fazer em Floripa são de graça, ou não custam muito.


O que fazer em Floripa


1. Mercado Público de Florianópolis


Não sei se vocês já repararam, mas a gente ama conhecer os mercados públicos! Porque é lá que a gente conhece de verdade os costumes e comidas típicas da cidade. O Mercado de Floripa é localizado no centro, pertinho do terminal de ônibus e da rodoviária, e cheio de de bares e restaurantes, então vale se progaramar pra almoçar por lá e expeerimentar os costumes locais.


2. Mirante Morro da Cruz


O Mirante Morro da Cruz é lindo e fica a apenas sete quilômetros do centro. De lá você terá uma das mais belas vistas de Floripa.


| • DICA • | Se programe para visitá-lo em um fim de tarde porque é quando o cenário fica ainda mais apaixonante.

3. Praias do norte


As praia que ficam ao norte da ilha são algumas das mais concorridas entre os turistas. Se programe para conhecer pelo menos uma delas.

- Lagoinha do Norte: tem ambiente familiar, mar calmo e faixa de areia espaçosa para a diversão da criançada.

- Ponta das Canas: tem mais estrutura pra turista e é igualmente agradável. Inclusive, foi uma das minhas favoritas.

- Praia dos Ingleses e a Praia de Canasvieiras: possuem excelente estrutura de bares, comércios, restaurantes e acomodações.


4. Praias do leste


São praias com mar em mais agitado do que nas praias do norte, tem ambiente sem nenhuma estrutura, e pouco indicada para banhistas.

Praia de Moçambique: ideal pra quem quer evitar praias lotadas.

Barra da Lagoa: além da praia propriamente dita, lá está o Projeto Tamar, as Piscinas Naturais e a trilha que leva a Praia da Galheta. A vilazinha ainda conta com uma estrutura adequada de comércios em geral.

Praia da Galheta: acesso por trilha, possui natureza preservada, poucas sombras e é a única da ilha destinada ao naturismo

Praia Mole: uma das nossas preferidas. Tem faixa de areia extensa e alguns quiosques a beira mar.

Praia da Joaquina: além de garantir a alegria dos surfistas, tem um cenário lindo cheio de dunas.



5. Praias do sul


Essas são menos movimentadas. As praias do sul tem estrutura mais simples e sem tanta frescura.

Praia do Campeche: uma das mais estruturadas e próximas da região central.

Praia da Armação e Praia do Matadeiro formam um cenário fotogênico e certamente merecem a visita.

Lagoinha do Leste: é de lá um dos cartões postais mais desejados entre os viajantes de Floripa.

Pântano do Sul: parada certa, não por conta da sua praia, por abrigar o pitoresco Bar do Arante (falo dele aí embaixo).

6. Jurerê Internacional


Esse lugar vai te deixar de queixo caído de tanto luxo. É um dos pedaços mais valorizados da ilha e possui estrutura requintada, além de uma praia bastante agradável. São casarões gigantes de luxo que vocês vai achar que está fora do Brasil. Você precisa conhecer.

7. Dunas da Joaquina


Além da praia em si, Joaquina ainda conta com outro atrativo especial: as dunas de areia. E forma uma paisagem linda. As Dunas da Joaquina garantem a diversão dos viajantes que querem um pouco de adrenalina. É lá que rola aluguel da prancha para praticar skibunda, ou alguma outra modalidade radical na areia.

8. Entardecer na Lagoa da Conceição


A gente ama curtir um fim de tarde e ver o por do sol. E ele fica ainda mais lindo pela área da Lagoa da Conceição. E lá tem um gramadão espaçoso onde você improvisar um piquenique.


9. Mirante da Lagoa


Outro mirante com localização pra lá de conveniente é o Mirante da Lagoa, que tem vista para o bairro de mesmo nome. Vale demais a visita.

10. Ilha do Campeche


Cenário de um mar azulado e areia clarinha, é uma das paisagens mais lindas da ilha. Para chegar lá a opção mais recomendada é pegar um barco na Praia da Armação ou na Praia do Campeche. Não conseguimos visitar por causa da chuva, mas com certeza voltaremos pra conhecer.

 

Onde comer?


Quem vai a Floripa não pode deixar de conhecer um dos restaurantes mais incríveis da cidade, o Bar do Arante (Praia do Pântano do Sul - Rua Abelardo Otacílio Gomes, 254) - a aproximadamente 25km do centro da cidade.


Foi aberto desde 1958 e tornou-se popular não só por seus pratos fresquinhos à base de frutos do mar, mas também pelos bilhetes que são deixados em suas paredes. O lugar é simples e a comida é bem caseira.


Quem visita o Bar do Arante não pode esquecer de deixar sua visita registrada. Todos os garçons possuem papel e caneta à disposição.Dizem que mais de 70 mil bilhetes já foram deixados desde que o restaurante surgiu. E super vale conhecer.

 

Onde se hospedar?


Os bairros mais concorridos para se hospedar em Floripa são Praia dos Ingleses e a Praia de Canasvieiras. Nós nos Hospedamos no Hotel Mar de Canasvieiras e foi ótimo. Tem um centrinho perto, com lojinhas, restaurantes e lanchonetes estilosinhas. Reservar

: Acompanhe nossas viagens em tempo real no nosso Instagram @memoriasabordo

 

Por Memórias a Bordo - 2021