top of page
  • Foto do escritor@memoriasabordo

Serra Gaúcha Inesquecível

Levanta a mão quem também é apaixonado pela romântica Serra Gaúcha!? Gramado, Bento Gonçalves, Canela... Somos tão apaixonados pela Serra gaúcha que já fomos 3x. E com certeza iremos outras vezes porque o lugar é lindo e merece muitas visitas.


A principal cidade da Serra Gaúcha - Gramado - conta com uma quantidade impressionante de atrações turísticas, parques repletos de ar puro e restaurantes deliciosamente preparados para te receber.


Você pode combinar a viagem a Gramado com uma visita a Canela, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis (post aqui).


Separamos um MUST-DO de Gramado e região pra você não perder nada!


1. Lago Negro


Um dos pontos mais charmosos em Gramado é o Lago Negro - um lago artificial com águas profundas. Os pedalinhos em formato de cisnes são sua maior atração. Um lugar perfeito para uma tarde em família e um ótimo passeio para se fazer num dia de sol na Serra Gaúcha. A visita é gratuita. O único serviço cobrado é o famoso passeio de pedalinho.



2. Av. Borges de Medeiros


Essa é a principal via da cidade, a mesma que atravessa o centro e te liga de um lado a outro de Gramado.


É nela que diversos acontecimentos ocorrem todos os anos, tornando os momentos por lá ainda mais especiais. Nela, estão grandes pontos turísticos, tais como o Palácio dos Festivais, Rua Torta, Lago Joaquina Rita Bier, por exemplo. Além dessas, a Praça das Etnias, Rua Coberta, Fonte do Amor Eterno e tantos outros lugares, além de restaurantes requintados e populares se concentram na região.


3. 'Le Jardin' Parque de Lavandas


Pensa num lugar lindo, florido e cheiroso? O parque de Lavandas é uma espécie de mini jardim. É verdade que tem mais flores coloridas do que lavandas, mas não deixa de ser incrivelmente encantador por isso, e rende fotos maravilhosas. O Parque também tem uma oferece lojinha com produtos fofos feitos a base de lavandas: cosméticos e óleos essenciais, e ainda um bistrô e estufa de flores - o strudel do bistrô muito gostoso, vale experimentar.



4. Olivas de Gramado


O parque está em um dos pontos mais lindos de Gramado, com vista para os incríveis cânions. Eu com certeza te aconselho tirar um dia pra conhecer esse espetáculo de lugar. Além de curtir um passeio incrível para família toda, você pode conhecer o processo de produção do azeite de oliva, degustar os diversos tipos de azeites e azeitonas, fazer um passeio entre paisagens e plantações de oliveira e degustar um almoço delícia apreciando essa vista espetacular dos cânions. Eles também têm uma mini fazendinha fofa que as crianças amam. Nada mal né?!


Se você puder, se programe para almoçar por lá, eles também têm um restaurante com uma buffet delicioso (almoço pago a parte). Em 2020, o ingresso custou r$60/adulto e crianças até 11 anos não pagam.



5. Rua Coberta


Puro charme e parada obrigatória no coração de Gramado. Tem um telhado de vidro e plantas trepadeiras que caem do teto - já viu coisa mais linda? A rua é badalada durante o dia e romântica a noite. Reúne estilosos bares, restaurantes e bistrôs. Se vc estiver em Gramado, precisa de um jantar romântico por lá!


| DICA • | experimente a sopa no pão + chocolate quente cremoso no Caracol Gourmet - uma tristeza!




6. Igreja e Boulevard São Pedro


No coração de Gramado. O lugar ideal pra você fazer uma pausa, tomar um café e admirar os cantinhos mais lindos da cidade. Bem ali ao fundo do Boulevard fica a Fonte do Amor Eterno, e a Rua Coberta e Palácio dos Festivais também ficam ali bem pertinho. E diria que a Igreja São Pedro é o melhor point para quem gosta de bater perna pelo centro de Gramado.



7. Rua Torta


A rua Emílio Sorgets mais conhecida como "Rua Torta", é uma gracinha e se tornou ponto turístico de Gramado por conta de sua forma sinuosa. É ou não é uma linda??!?



8. Fonte do Amor Eterno


E viva o AMOR! Que Gramado é um destino romântico, todos já sabem. Então o que acha de aproveitar a sua próxima visita para eternizar sua paixão na Fonte do Amor Eterno? Inspirada na Fontana Di Trevi, em Roma, a nossa fonte foi inaugurada em 2013, é na Fonte do Amor Eterno que os casais apaixonados fazem juras de amor e eternizam a relação com corações coloridos, presos com cadeados a estrutura que circunda a ponte. Um cenário cheio de encantos.


9. Cascata Caracol


que tal ver um espetáculo da natureza nessa vista incrível da famosa 'Cascata Caracol' em Canela?


A cidade Canela é vizinha de Gramado e é cantadora tanto quanto. É lá que você vai fazer um passeio inesquecível e emocionante de bondinho no @bondinhosaereos - a 840 mt de altura vai te levar a uma das vistas mais belas do Brasil. Totalmente imperdível! Aos medrosos de plantão, não precisa ter medo! Os bondinhos são fechados e mega seguros. E a vista lá de cima vai valer muuuito a pena!



10. Catedral de Pedra em Canela


Uma das atrações imperdíveis de Canela é a lindíssima "Catedral de Pedra" - que é o cartão-postal da cidade, localizada na Praça da Matriz no centro da cidade - se destaca pelo seu revestimento, feito todo em pedra basalto. Arquitetura deslumbrante!


| DICA • | visite a igreja próximo ao anoitecer. A noite a igreja fica completamente iluminada com um show de luzes lindo de ver.


11. Nova Petrópolis


Pertinho de Gramado e Canela (distante cerca de 40 km), Nova Petrópolis também faz parte da Região das Hortênsias e é uma boa opção para um bate e volta. A cidade tem alguns atrativos bem interessantes, um deles fica bem no Centro: a Praça das Flores e o Labirinto Verde.


| DICA • | aproveite que está em Nova Petrópolis e conheça a encantadora loja de KUKOS: você vai perder tempo com a infinidade de relógios cucos alemães! Uns mais lindos que outros. Super vale conhecer.

 

ONDE COMER?


Casa da Velha Bruxa:

Em Gramado, tudo nesse lugar é delicioso. Lá tem guloseimas imperdíveis pra todos os gostos e sair da dieta com estilo em Gramado! Impossível resistir!


Royal Trudel: o doce foi eleito o melhor doce de Gramado. Uma tristeza!! Você não pode deixar de experimentar!!!


 

ONDE SE HOSPEDAR?


Quem não gosta de viajar e se hospedar num lugar confortável, e ainda cheio de estilo? Anota essa dica: Estamos completamente apaixonados pela @pousadajardimsecreto


A pousada Jardim Secreto é linda!! Tem um jardim encantador, quartos mega confortáveis, café da manhã top, chá da tarde e atendimento nota mil! E fica a uma pequena caminhada do centro de Gramado. Não tem como ser melhor né?!


Temos certeza que vocês também vão AMAR! Uma pousada cheia de charme e delicadeza em cada pequeno detalhe! Não dá vontade de ir embora nunca!!! **não é publi, realmente amamos!! Reservar


Já aproveita e manda a 'direta' com esse link pro 'love' que vai te levar pra viver momentos inesquecíveis na romântica Serra Gaúcha.•


:: Combine sua viagem com Bento Gonçalves e Porto Alegre. Veja o post aqui e aqui


:: Acompanhe nossas viagens em tempo real no nosso Instagram @memoriasabordo

 

Por Memórias a Bordo - 2021


bottom of page