top of page
  • Foto do escritor@memoriasabordo

Caminhos de Pedra : Bento Gonçalves

Pra quem vai a Gramado e Canela (post aqui) acho que super vale a pena conhecer Bento Gonçalves, a região nos lindos e charmosos vinhedos gaúchos.


Vale reservar um dia inteiro pra visitar ao menos uma ou duas vinícolas e fazer várias paradas pelo caminho para conhecer as encantadoras lojinhas, casas de cuca, restaurantes históricos e muita, muita paisagem linda.


Desembarcamos em Porto Alegre e antes mesmo de irmos para Gramado, decidimos fazer a famosa rota conhecida como "Caminhos de Pedra" por Bento Gonçalves, e conhecer uma vinícola por lá. O ideal é fazer o roteiro com um carro alugado pra você poder parar nas atrações que mais te interessarem, mas há empresas turísticas da região que oferecem esse passeio.


A rota 'Caminhos de Pedra':


É uma rota rota turística rural de 12 km, distante cerca de 15 minutos de Bento Gonçalves, original da época da imigração, o visitante encontra restaurantes variados e deliciosos, com prédios históricos e atrações para todas as idades. São mais de 20 locais a serem visitados – em boa parte deles o atendimento é feito pelas famílias descentes dos imigrantes italianos -, além de outros tantos pontos de observação, onde possivelmente vai te dar vontade de parar o carro para tirar várias e lindas fotos.


São muitas atrações no caminho, então, sugiro que escolham no máximo 4 lugares para conseguir fazer as paradas e conhecer com calma as atrações. Entre as que mais gostamos foram:


• Casa da Erva Mate:

coisa mais linda e histórica, um moinho construído em 1884 funciona a Casa da Erva-Mate, onde é feita a demonstração do processo de produção artesanal da erva – o único ingrediente do chimarrão.



• Casa das Cucas Vitiaceri

pensa num lugar lindíssimo e charmoso pra uma pausa para um café, e um belo pedaço de cuca? Na Casa Vitiaceri, a iguaria é feita com as mais diversas frutas. Você também pode experimentar outros doces e salgados, os sucos produzidos artesanalmente e adquirir produtos, como os vinhos etc. Nos dias de temperaturas agradáveis, a casa oferece piqueniques, com edredons colocados sobre a grama. Demais!




• Casa da Ovelha

A Casa da Ovelha é uma das atrações mais indicadas para famílias com crianças. No pequeno sítio, o visitante pode acompanhar a amamentação dos filhotes de ovelha, o treinamento com falcões, a tosquia (tosa), além do pastoreio. As atividades ocorrem a cada meia hora, das 9h até as 17h.



Vinícula 'CASA VALGUDA'

Aproveitamos o dia e visitamos também a área do vale dos vinhedos para conhecer ao menos uma vinícola de lá. Escolhemos conhecer a Casa Valduga, que entre as diversas vinícolas da região, ela está entre um dos lugares recomendados pelo New York Times, e claro, ficamos curiosos pra conhecer. A visita é paga e dura cerca de 1h. O lugar é lindíssimo, com um jardim que rende lindas fotos, e você ainda visita seus centenários parreirais de uvas.



Se você tiver mais tempo, vale pesquisar um restaurante super histórico na rota e fazer uma pausa para almoço. ;)

 

ONDE DE HOSPEDAR


Ficamos hospedados na Pousada Jardim Secreto em Gramado e super indicamos. Lugar lindo, aconchegante e pertinho do Centro. Reservar


:: Combine sua viagem a Bento Gonçalves com Gramado e Canela. Veja o post aqui.

 

por Memórias a Bordo

:: Acompanhe nossas viagens em tempo real no nosso Instagram @memoriasabordo

bottom of page