• @memoriasabordo

TOP 5 de Fortaleza + Canoa Quebrada

A capital cearense é um destino belo e vibrante, com praias imperdíveis e diversão para a família toda. Além de ter locais ótimos para comprinhas e passeios inesquecíveis.


Viajamos para Fortaleza no mês Abril, e dividimos a viagem em duas partes: Fortaleza & Canoa Quebrada, e depois, Jericoacoara. Ficamos 4 dias em cada "parte" e achamos que foi um tempo suficiente para conhecer tudo com bastante calma.


Onde se hospedar?


Ficamos hospedados no bairro de Meireles, que é um bairro praiano na chamada Praia da Avenida Beira-Mar. Lá tem um calçadão, com barracas e feiras de artesanato que funcionam a noite. Ao redor também tem muitas opções de restaurantes e lanchonetes.


Como dividimos a viagem em duas partes, ficamos em 2 hotéis lá em Meirelles, o Fortaleza Inn - com acomodações mais simples e café da manhã básico, mas boa localização - e no Hotel Beira Mar - mais luxuoso, piscina maravilhosa, café requintado e localização excelente (de frente pro mar). Faça sua reserva aqui.



TOP 5 de lugares pra ir em Fortaleza


1. Águas Belas

A praia de Águas Belas fica a 55km de Fortaleza, município de Cascavel. Se você gosta de uma praia calma, esta é a escolha certa, além da bela paisagem, é uma ótima opção para relaxar. A paisagem ainda conta com o encontro do rio Mal Cozinhado que corta a praia com o mar.



2. Praia de Cumbuco + Passeio de Buggy

A praia de Cumbuco fica a 38 km de Fortaleza. A paisagem fica por conta de um povoado de pescadores, coqueirais à beira mar e uma das mais lindas dunas do litoral brasileiro.


Lá em Cumbuco é oferecido o famoso passeio de buggy pelas dunas. Se você gosta de emoção, faça esse passeio! - que também pode ser 'sem emoção' se você preferir. Além de conhecer lindas dunas, você se diverte muuuitooo!!! Com paradas para banho e para descer nos famosos "Esqui-Bunda" e tiroleza!




3 - Praia do Futuro

A praia do Futuro fica apenas 10 minutos de 'Meirelles' (onde ficamos hospedados), ela é um pouco mais afastada da área urbana, e por isso tem águas mais limpas, mas com vento e ondas muito fortes.


O 'tchan' da Praia do Futuro são as barracas 'mega-ultra-super' bem equipadas com centenas de barracas, piscina, restaurantes, shows, atrações infantis, rede para cochilo e muito mais. Algumas barracas possuem parceria com hotéis das redondezas e o hóspede tem acesso livre às atrações.


Escolhemos a 'Crocobeach' para passar o dia e não nos arrependemos, passamos o dia todo revezando entre mar e piscina com muitas mordomias. Se você tiver afim de emendar com a 'night', no fim da tarde sempre rola um show de humor ou música!


| DICA | Evite passear pelas redondezas da Praia do Futuro à noite, o lugar é bem abandonado nesse horário e famosa por assaltos noturnos.



4. Mercado Central de Fortaleza (Feira de Meirelles)

Se você é como eu e gosta de umas comprinhas e adora levar lembranças típicas de todo canto que visita, tire uma tarde e vá ao Mercado Central. É um mercado gigante (com quase 10.ooom²) que tem de tudo um pouco (tudo mesmo!). Basta andar um pouco no meio das centenas de lojinhas para ver muito artesanato, redes, comidas típicas e lembrancinhas do Ceará - adoro! - E vale pechinchar hein.


Já a feirinha de Meireles - que na verdade é um 'feirão' - só abre a tardinha e fica aberta até tarde da noite, fica no calçadão da praia de Meirelles e também é uma ótima opção pra dar uma boa 'gastada', tem biju, castanha, quadro, manta, comida e muito mais... Vai lá!


| DICA | durante o passeio no calçadão de Meirelles, aproveite para rir muito assistindo aos diversos 'shows' de humor que artistas cearenses fazem ali mesmo na calçada (de graça)!!


5. Canoa Quebrada

Encantadora vila de pescadores que hoje em dia conta com um centro turístico bem organizado. Fica no município de Aracati, a 166 km de Fortaleza. A praia é de fácil acesso e a rodovia de Fortaleza até lá é muito boa.


Como dissemos aí em cima, ficamos hospedados em Fortaleza e, com o carro alugado, fomos dirigindo para Canoa e passamos o dia e inicio da noite lá.


A praia de Canoa possui falésias vermelhas e é famosa por um oceano de cor esmeralda com águas calmas. Um dos pontos altos do lugar é marcado pela passarela, construída em cima da praia e das falésias, e proporciona uma linda vista panorâmica para o mar e o pôr do sol, cenário de belas fotos.


A noite vale muito a pena conhecer a famosa "Broadway" (rua pedestre do centro de Canoa), lá está a maioria das lojas, restaurantes e bares estilosinhos de Canoa, o lugar fica bem badalado a noite, cheio de turistas curtindo a brisa fresca enquanto fazem compras e experimentam a culinária local.




:: Combine sua viagem a Fortaleza com Jericoacoara. Leia o post de Jeri aqui.

:: Acompanhe nossas viagens em tempo real em @memoriasabordo